Você já visitou a IBNV

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

O APERFEIÇOAMENTO DOS SANTOS NA INTEGRAÇÃO DA IGREJA

1º Coríntios 12:12-31


O QUE É NECESSÁRIO PARA QUE
HAJA INTEGRAÇÃO DA IGREJA ?

1 - RESPEITO A AUTORIDADE DIVINA
“Mas, agora, Deus colocou os membros no corpo, cada um deles como quis” (vs. 12)
É incrível como isso é primordial para o bom andamento da igreja, deixe-me contar um episódio que aconteceu na PIBSMG; realizamos um grande evento chamado “A Casa do Julgamento” – porém o responsável chegou para mim e todos os membros que iriam trabalhar naquela peça teatral e disse: ninguém vai escolher seu papel, eu é quem vou designar quem fará o que! Houve um pouco de resmungo (vaidade), mas logo todos se encaixaram e foi um sucesso.
- Se um homem é capaz de saber colocar pessoas certas em lugares certos, imagine nosso Deus!
DEUS diz: Este será o pastor da igreja! – e aí? Qual será a reação da igreja?
DEUS diz: Este será o vice-presidente da igreja? – mas ele chegou este ano, e eu estou aqui a quase vinte? – dirá um irmãozinho! E eu pergunto: e daí?
Veja como nosso orgulho, nosso “eu”, nossa vaidade, traz desunião na igreja, traz briga de poder, traz um sentimento possessivo demasiado e demoníaco. A nossa politicagem em querer colocar certas pessoas em certos lugares, e várias vezes, pessoas sem o dom para tal, impede o fluir da unção de Deus sobre nossa igreja, trazendo assim o emperramento da obra!









2- RESPEITO E HONRA UNS AOS OUTROS
“Antes, os membros do corpo que parecem ser os mais fracos são necessários. E os que reputamos serem menos honrosos no corpo, a esses honramos muito mais; e aos que em nós são menos decorosos damos muito mais honra. Porque os que em nós são mais honestos não têm necessidade disso, mas Deus assim formou o corpo, dando muito mais honra ao que tinha falta dela,” (vs. 22-24)
Saber respeitar todas as opiniões e as opiniões de todos, isso traz a integração.
Muitas igrejas são vítimas de divisão, de esvaziamento da membresia, devido a falta de respeito e honra de uns pelos outros. Quantos aqui já não ouviram dizer: lá naquela igreja só fulano é quem manda!, ou o pastor só atende a beltrano!
É por isso que às vezes nossas assembléias precisam de uma segunda chamada para dar quórum. ( na cabeça dos membros está assim – que eu vou fazer lá, minha opinião não vale nada!)
Os jovens precisam respeitar e honrar os adultos, e também os adultos devem dar ouvidos às opiniões dos jovens.
Posso trazer umas coisas mais simples:
Na hora dos hinos, os jovens se calam; e na hora dos cânticos é a vez dos adultos se calarem. (é ou não é verdade???)


3- QUE CADA UM VIVA PARA SERVIR AO OUTRO
“para que não haja divisão no corpo, mas, antes, tenham os membros igual cuidado uns dos outros.” (vs. 25)
O que posso fazer para te ajudar? O que posso fazer para ajudar minha igreja?
Qual foi a última vez que você se importou com seu irmão, indo à casa dele e procurar saber como está sua situação?é fácil ir à casa do pastor e ajudar arrumar a casa dele quando a família pastoral volta de férias!
É fácil ir dar socorro ao pastor quando o carro quebra a 100km daqui, mas não é isso que o versículo está ensinando, ele diz “...igual cuidado...” serve pra todos com todos.

Ainda desejo dividir este tópico em três sub-tópicos:



· Servir àqueles que não possam lhe retribuir
Lc. 14:12-14 “ Então Jesus disse ao que o tinha convidado: “Quando
você der um banquete ou jantar, não convide seus amigos, irmãos ou
parentes, nem seus vizinhos ricos; se o fizer, eles poderão também,
por sua vez, convidá-lo, e assim você será recompensado. Mas,
quando der um banquete, convide os pobres, os aleijados, os mancos,
e os cegos. Feliz será você, porque estes não têm como retribuir. A
sua recompensa virá na ressurreição dos justos”.


· Servir sem esperar que lhe peçam – (Mt. 25:31-46)
Salmos 82:4 Socorrei o fraco e o necessitado; tirai-os das mãos dos ímpios.
Esta é uma ordem divina. – nosso pecado: Será que o irmão não vai se zangar se eu oferecer ajuda?? Será que ele não ficara ofendido?

Para isso temos também uma solução

· Servir anonimamente
Mt. 6:1-4 “Tenham o cuidado de não praticar suas ‘obras de justiça’ diante dos outros para serem vistos por eles. Se fizerem isso, vocês não terão nenhuma recompensa do Pai celestial. “Portanto, quando você der esmola, não anuncie isso com trombetas, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, a fim de serem honrados pelos outros. Eu lhes garanto que eles já receberam sua plena recompensa. Mas quando você der esmola, que a sua mão esquerda não saiba o que está fazendo a direita, de forma que você preste a sua ajuda em segredo. E seu Pai, que vê o que é feito em segredo, o recompensará.”


4- QUE CADA UM CONHEÇA SEU LUGAR NO CORPO
Ora, vós sois o corpo de Cristo e seus membros em particular. E a uns pôs Deus na igreja, primeiramente, apóstolos, em segundo lugar, profetas, em terceiro, doutores, depois, milagres, depois, dons de curar, socorros, governos, variedades de línguas. Porventura, são todos apóstolos? São todos profetas? São todos doutores? São todos operadores de milagres? Têm todos o dom de curar? Falam todos diversas línguas? Interpretam todos?

No 1º ponto falamos que devemos respeitar a autoridade divina, aqui vemos que cada um deve saber seu lugar no corpo. – cabe uma pergunta aqui: Você sabe seu lugar no corpo? Você conhece seu(s) dom(ns)?
Será que não é este o seu problema? Achar que deve ficar ali, naquele ministério e pronto! Ser infrutífero, infeliz e tropeço, problema para os que estão no lugar certo?
Muitos irmãos são bênçãos, mas não sabem dizer qual é o seu dom, sem problema, mas se soubesse, faria melhor uso, seria muito mais produtivo, se frustraria menos.

J.E. O’Day, em seu livreto Descobrindo Seus Dons Espirituais, cita 5 etapas para se descobrir seus dons: passo aqui a citá-las:

1. Oração – se você dispôs-se a empreender em uma busca séria, pedirá a Deus que lhe mostre quais seus dons. Ele deseja que você tenha consciência deles.
Mt. 7:7,8 “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á.
Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á.
2. As Escrituras – Estude as Escrituras, sozinho, Examine-as pessoalmente a fim de adquirir convicção sobre o que elas dizem sobre os dons.
3. Reflexão – a 3ª etapa envolve parar um pouco e refletir sobre aquilo que você gosta muito de fazer, as atividades que sempre lhe trazem satisfação.
4. Aprovação – consultar a opinião de outros cristãos. Freqüentemente, quem está do lado de fora enxerga com mais clareza
Prov. 19: 20 Ouça os conselhos e esteja pronto para aprender; assim um dia você será sábio.
5. Experiência – uma vez que você suspeite ter determinado dom, o passo seguinte é simplesmente tentar usá-lo

Uma vez que tenha consciência de seus dons, você pode agir como verdadeiro servo dentro da Igreja, e sua vida cristã será enriquecida à medida que você enriquece os outros



CONCLUSÃO

Sabe o que acho mais interessante?
É que você vai dizer agora pra mim: “Pastor, pensei que o senhor iria trazer algo novo pra nós!!!
Pois é, nós sabemos disso tudo, porém, é urgente a prática destes pontos para que nossa igreja seja íntegra, unida, compacta!

João 13:17 Ora, se sabeis estas coisas, bem-aventurados sois se as praticardes.

Nenhum comentário: