Você já visitou a IBNV

segunda-feira, 13 de outubro de 2008

SOFRIMENTO CRISTÃO

ATOS 9:1-16

Falar de sofrimento é algo muito estranho hoje em dia!!
As diversas pregações que ouvimos é apenas de vitórias, de benesses do Senhor a seu povo, uma mensagem de triunfalismo.
Mas hoje quero lhe falar sobre o sofrimento cristão.
O texto lido, fala que Deus disse a Ananias que tinha Saulo como um escolhido para sofrer pelo seu nome.
Mas Deus tem prazer no sofrimento de alguém? Não! Nem do ímpio

Ezequiel 18:23 Acaso, tenho eu prazer na morte do perverso? —diz o SENHOR Deus; não desejo eu, antes, que ele se converta dos seus caminhos e viva?

Então pq Deus diz que ele vai ver o quanto deve sofrer pelo seu nome?
Antes, deixe-me mostrar a você algo lindo!
Após sua conversão Saulo, passa a ser Paulo, sai agora pregando sobre o Cristo, qual ele era contrário, e isto lhe trouxe grandes dificuldades, mas nada disso era para ele sofrimento.
Filipenses 1:12 - 14 Quero ainda, irmãos, cientificar-vos de que as coisas que me
aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho;de maneira que as
minhas cadeias, em Cristo, se tornaram conhecidas de toda a guarda pretoriana e de todos
os demais; e a maioria dos irmãos, estimulados no Senhor por minhas algemas, ousam
falar com mais desassombro a palavra de Deus.

Atos 16:25 Por volta da meia-noite, Paulo e Silas oravam e cantavam louvores a Deus, e os demais companheiros de prisão escutavam. (Ele não via a prisão como sofrimento – que hino será que ele cantava? – nas tribulações, cante um hino!) – pai eu te amo te louvo e te adoro

As circunstâncias não faziam este homem sofrer
Filip. 4:11-13 Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em
toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e
em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de
abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece.

Atos 20:24 Mas em nada tenho a minha vida por preciosa, contanto que cumpra com alegria a minha carreira e o ministério que recebi do Senhor Jesus, para dar testemunho do evangelho da graça de Deus.








Então onde está o sofrimento deste homem?
O que podemos categorizar como sofrimento cristão?

COM O QUE DEVEMOS SOFRER?
1. A INJUSTIÇA SOCIAL
“Romanos 13:8 A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.”

2. A CEGUEIRA ESPIRITUAL DO SER HUMANO
“Atos 17:23 porque, passando eu e vendo os vossos santuários, achei também um altar em que estava escrito: AO DEUS DESCONHECIDO. Esse, pois, que vós honrais não o conhecendo é o que eu vos anuncio.”

3. DESCONHECIMENTO QUANTO A PALAVRA DE DEUS
Gal. 1:6-8 “Admira-me que estejais passando tão depressa daquele que vos chamou na graça de Cristo para outro evangelho, o qual não é outro, senão que há alguns que vos perturbam e querem perverter o evangelho de Cristo. Mas, ainda que nós ou mesmo um anjo vindo do céu vos pregue evangelho que vá além do que vos temos pregado, seja anátema.

4. PESSOA SENDO USADAS PELO INIMIGO
ATOS 16:16-18 “ Aconteceu que, indo nós para o lugar de oração, nos saiu ao encontro uma jovem possessa de espírito adivinhador, a qual, adivinhando, dava grande lucro aos seus senhores. Seguindo a Paulo e a nós, clamava, dizendo: Estes homens são servos do Deus Altíssimo e vos anunciam o caminho da salvação.18 Isto se repetia por muitos dias. Então, Paulo, já indignado, voltando-se, disse ao espírito: Em nome de Jesus Cristo, eu te mando: retira-te dela. E ele, na mesma hora, saiu.

5. CARNALIDADE NA VIDA DOS CRENTES
1Co. 3:1-3 “Eu, porém, irmãos, não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais. Porquanto, havendo entre vós ciúmes e contendas, não é assim que sois carnais e andais segundo o homem?

6. PRAZER PELO MUNDO
2 Timóteo 4:10 “Porque Demas, tendo amado o presente século, me abandonou e se foi para Tessalônica; Crescente foi para a Galácia, Tito, para a Dalmácia.






Conclusão:
Veja que o sofrimento do cristão não se baseia nas coisas deste mundo, ou em suas circunstâncias. E sim no ser humano sem Deus.
Tiago 5:10 Irmãos, tomai por modelo no sofrimento e na paciência os profetas, os quais falaram em nome do Senhor.
O hino 447 cc – diz:
Não te importas se algum dos amigos morrer, sem ter conhecimento de Cristo?
Deixas que no juízo ele venha a dizer: “ a mim nunca falaram de Cristo”?
Não me falaram de Cristo! Tantos vi que salvou
Mas ninguém se importou de falar-me da graça de Cristo!
E como cristão seu modelo de sofrimento deve ser Cristo.
Ele sofreu por ver o homem perdido, condenado à eternidade sem Ele.
Jesus abriu mão de tudo, mas não abriu de você. Ele sofreu por você!!
Desejas trazer alegria ao coração de Jesus? Entregue-se a Ele
Lucas 15:7 Digo-vos que, assim, haverá maior júbilo no céu por um pecador que se arrepende do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Estas são palavras de Jesus!!

Nenhum comentário: