Você já visitou a IBNV

terça-feira, 4 de novembro de 2008

PRINCÍPIOS PARA UMA FAMÍLIA VITORIOSA

BUSQUEM A DEUS JUNTOS
“...porém eu e a minha casa serviremos ao SENHOR.” Josué 24:15
Uma prática grandemente esquecida, hoje culpamos a correria do dia para aliviar a consciência da ausência do culto doméstico.
Este princípio é importante para um crescimento mútuo, serve até para “alívio” dos pais, ahhh, meu filho sabe orar! - meu pai conhece a bíblia.
Serve para compartilhar as necessidades e as vitórias, serve para compartilhar as experiências com Deus.
Fortalece a fé em Deus e a comunhão em família. – Se seus filhos estão fora de casa, que delícia saber que seus pais oram por eles todos os dias!!! - e também será mais um lar para ensinar a bíblia!
No culto doméstico você pode: Estimular o amor à Palavra; Aproveitar ocasiões especiais para Ensinar (páscoa, Natal, etc.); ter um plano de leitura Bíblica anual.
Com sabedoria, os pais ensinaram muito sobre o mundo e o pecado aos filhos!
Como material para seu culto você pode:
Usar as notícias do mundo para comparar com a vontade de Deus;
Existem bons livros devocionais para família ou casal;
Pode-se usar ainda o sermão do pastor para base de estudos semanais.



SAIBAM PERDOAR
“Então, Pedro, aproximando-se dele, disse: Senhor, até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete? Jesus lhe disse: Não te digo que até sete, mas até setenta vezes sete.” Mateus 18:21,22

Uma família sem a prática do perdão está fada ao fracasso e ao fim.
A importância do perdão: É um requisito para se ser perdoado (Mateus 6:14-15; 11:25-26). Traz libertação (Salmo 32:1-2). Pessoas que ‘’passam mal’’ ao encontrarem certas pessoas ou lembrar certas experiências negativas do passado. Problemas de enfermidades constantes; úlceras nervosas, etc. Quando perdoamos, liberamos cura ao nosso corpo, à nossa alma e ao nosso espírito. Muitos destes problemas são causados por ressentimentos. A falta de perdão causa divisões entre a família, membros que acabam se mudando para outras igrejas por não suportarem a presença dos “problemáticos”, como também a própria divisão da igreja. Impede a graça de Deus nas nossas vidas (Hebreus 12:15).
O que é perdão? Como definir perdão? Definições sobre o que perdoar?
Perdoar é reconhecer que só Deus tem o direito de julgar. (Rm 12.19) José disse aos seus irmãos: "Porventura eu estou no lugar de Deus?".
Perdoar é oferecer amor quando não há motivo para amar. (O pai do filho pródigo".)
Perdoar é deixar livre, soltar, libertar, despedir, mandar embora, atribuir favor incondicional àquele que nos feriu (Mt 18.27).
Perdoar é rasgar a conta. Em Gn 50.21 José disse aos seus irmãos, a conta foi rasgada, vocês não me devem nada".
Sem perdão o processo de reconstrução para.
O perdão é faxina do coração, a cura para as memórias amargas e a amnésia do amor.
O perdão é a vitória de Deus sobre o diabo.

RECONHEÇAM SEU PAPEL NO LAR
“As mulheres sejam submissas ao seu próprio marido, como ao Senhor;” Ef. 5:22
“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,” Ef. 5:25
“Filhos, obedecei a vossos pais no Senhor, pois isto é justo.” Ef. 6:1

Homens: Esposos e Pais
A responsabilidade dos esposos é bem resumida em Efésios 5:25: "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela". O esposo tem que colocar as necessidades de sua esposa acima das suas próprias, mostrando devoção desprendida aos melhores interesses da "parte mais frágil" que necessita da sua proteção. Ele tem que trabalhar honestamente para prover as necessidades da família (2 Tessalonicenses 3:10-11; 1
Timóteo 5:8).
Os pais são especialmente instruídos por Deus para preparar seus filhos na instrução e na disciplina do Senhor (Efésios 6:4). Este é um trabalho sério e, às vezes, difícil, mas com resultados eternos! Os espíritos de seus filhos existirão eternamente, ou na presença de Deus ou separados dele. A maior meta de um pai para seus filhos deveria sempre ser a salvação eterna deles.

Mulheres: Esposas e Mães
Uma esposa tem um papel muito desafiador no plano de Deus. Ela tem que complementar seu esposo como uma auxiliar submissa, que partilha com ele as experiências da vida. As pressões da sociedade moderna para rejeitar a autoridade masculina não obstante, a mulher devota aceita seu papel como aquela que é cuidadosamente submissa ao seu esposo (Efésios 5:22-24; 1 Pedro 3:1-2). As mulheres de hoje em dia que rejeitam este papel dado por Deus estão na realidade difamando a palavra dele (Tito 2:5). Deus instrui as mulheres para mostrarem terna afeição aos seus esposos e filhos, e a serem honestas e fiéis donas de casa (Tito 2:4-5).
Apesar dos esforços de algumas pessoas para desvalorizar o papel das mulheres que são dedicadas a suas famílias,
Deus tem em alta estima a mulher que é uma boa dona de casa e uma amorosa esposa e mãe. Tais mulheres devotas são também dignas de respeito e apreciação de seus esposos e filhos (Provérbios 31:11-12,28).

Filhos: Seguidores Obedientes
Deus também definiu o papel dos filhos. Paulo revelou em Efésios 6:1-2 que os filhos deverão: 1. Obedecer a seus pais. Deus colocou os pais nesta posição de autoridade e os filhos têm que respeitá-los. Muitas pessoas consideram a rebeldia de uma criança como uma parte comum e esperada do "crescimento", mas Deus coloca-a na lista com outros terríveis pecados contra ele (2 Timóteo 3:2-5).
2. Honrar seus pais. Os pais que sustentam, instruem e preparam seus filhos devem ser honrados. Jesus mostrou que esta honra inclui prover as necessidades dos pais idosos (Mateus 15:3-6). Lares Piedosos Nestes Dias?
É, freqüentemente, muito difícil corrigir anos ou mesmo gerações de erros. Mas está claro que o único modo pelo qual podemos esperar ter boas famílias construídas nos princípios divinos é voltar ao plano que Deus tem revelado. Temos que estudar a Bíblia, aprender estes princípios, aplicá-los em nossas vidas, e ensiná-los aos nossos filhos e aos outros.
Lembre-se, os benefícios serão eternos!


ESTABELEÇAM ALVOS COMUNS
“Também vos digo que, se dois de vós concordarem na terra acerca de qualquer coisa que pedirem, isso lhes será feito por meu Pai, que está nos céus.” Mateus 18:19

Como podemos manter nossos alvos em comum?
É preciso humildade.


TIREM UM TEMPO PARA A FAMÍLIA
“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” 1ª Timóteo 5:8

Porque nossas finanças só aparecem na hora que um parente falece?
Porque só temos tempo para visitar alguém quando este está no leito da morte?
Jovens saem com todos os amigos, mas quando os pais dizem, vamos passear juntos - logo se ouve o grito: é ruim hein?! Não vou pagar esse mico!
Ou o filho pede pro pai levá-lo ao futebol, o pai diz: não tenho tempo!

Invista tempo em sua família

Nenhum comentário: