Você já visitou a IBNV

quarta-feira, 8 de abril de 2009

O TESTE


Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo... Então, lhes disse: A minha alma está profundamente triste até à morte; ficai aqui e vigiai comigo.” Mateus 26:38 e 41

Se pensarmos no ministério de Jesus como uma escola para os discípulos ( e assim o foi, pois ele moldou a vida desses homens.) a última semana foi como a monografia.
Na última noite vemos a oportunidade dos discípulos colocarem em prática tudo aquilo que aprenderam com o Mestre, mas não fizeram!
Quero te mostrar três falhas deles, falhas estas quer podemos estar cometendo diariamente. Então, antes de criticarmos nossos irmãos, vejamos se não estamos caindo nas mesmas falhas que eles!!

1º Palavras (Votos) Impensados
Disse-lhe Pedro: Ainda que me seja necessário morrer contigo, de nenhum modo te negarei. E todos os discípulos disseram o mesmo... Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram. (vs.35;56)

Uma irmã aqui da igreja recebeu de um crente de outra igreja a oferta de ajuda no que ela precisasse (sabe aquela coisa de: Estou à disposição!!!), pois bem, ela foi à tão disposta pessoa e pediu uma ajuda, qual não foi a surpresa desta irmão quando o procurado disse que não poderia ajudar e sim alugar. Que tristeza, assim fizeram s discípulos, e nós também caímos nesta falha.

A Lição do Mestre
“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não, porque o que passa disso é de procedência maligna.” Mateus 5:37

Que cada um de nós prestemos mais atenção em nossas palavras, que demos peso de ouro por cada uma delas, sabendo que daremos conta de cada uma delas diante de Deus.

2º Faltou Intercessão
E, voltando para os discípulos, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Então, nem uma hora pudestes vós vigiar comigo?” (vs. 40)

Certa vez, disse na igreja que pastoreei, que estava cansado, exausto!! Um dos líderes da igreja se disse triste (fazendo-se de vítima) que se o pastor estava assim, coitadas das ovelhas!!!
Eis aqui outra falha deles, talvez por achar que o Mestre não carecesse de suas orações!
Achamos que só quem está pior que nós, ou quem temos por inferior a nós é que precisam de oração!
Todos carecem de nossas orações, intercessões e súplicas!!

A Lição do Mestre
“Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal. Eu não rogo somente por estes, mas também por aqueles que, pela sua palavra, hão de crer em mim; ... para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu, em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.” João 17:15;20,21
A intercessão era muito utilizada pelo mestre, suas orações eram totalmente voltadas para o homem, poucas são as orações para si, registradas na Palavra, mas o alvo de suas orações era o seu próximo.
Aprendamos com Ele, dar mais atenção ao nosso próximo.

3ª Atitudes (Armas) Erradas
“E eis que um dos que estavam com Jesus, estendendo a mão, sacou da espada e, golpeando o servo do sumo sacerdote, cortou-lhe a orelha.” (vs. 51)

A força da carne, o impulso do velho homem, a natureza pecaminosa tomando a frente do espírito. Isso demonstra quem tem tido domínio sobre sua vida, quem determina as ações, a carne ou o Espírito

A Lição do Mestre
“Eu, porém, vos digo que não resistais ao mal; mas, se qualquer te bater na face direita, oferece-lhe também a outra; e ao que quiser pleitear contigo e tirar-te a vestimenta, larga-lhe também a capa; e, se qualquer te obrigar a caminhar uma milha, vai com ele duas. Dá a quem te pedir e não te desvies daquele que quiser que lhe emprestes.” Mateus 5:39-42

Uma pessoa dominada pelo Espírito Santo não tem dificuldade em agir da maneira que o mestre ensinou, mas quem ainda não se rendeu a Ele diria que isso é loucura.

Conclusão:
Que nota você tiraria, com quem você está parecendo mais?
Você tem assimilado e praticado as lições ensinadas por Jesus?
Passe hoje a prestar atenção em cada situação, cada circunstância de sua vida, pois são momentos em que você está sendo testado, colocado à prova ante aos ensinamentos de Jesus.
Cada momento temos oportunidades para exercitar nosso aprendizado!!
Que Deus te abençoe!!
Seu amigo e pastor
William Ribeiro

Nenhum comentário: