Você já visitou a IBNV

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

LIÇÕES PARA UM MINISTÉRIO EFICAZ

Essa são algumas lições que retirei do episódio de Escolha de Arão e seus filhos para o sacerdócio.
1. DEUS É QUEM ESCOLHE O LÍDER (Lv. 8:1,2)
Deus primeiro chamou Moisés, agora para instituir o sacerdócio,s para manda que Moisés pegue seu irmão Arão e seus filhos para tal função. Hoje algumas pessoas dentro da igreja logo diriam ser nepotismo, pagamento de favor, partidarismo,favoritismo e outros adjetivos co-relacionados. Porém o povo sabia que era Deus quem escolhera Arão e seus filhos. Respeitou a escolha de Deus, e que base Deus usara para escolher Arão? A sua Soberania. Embasado nela que Deus faz suas escolhas e nós devemos aceitar e mais do que isso respeitar os escolhidos.

2. A HONRA CONCEDIDA AOS ESCOLHIDOS (Lv. 8:3-13)
Deus desejou que todos soubessem e vissem que Ele escolhera Arão e seus filhos, por isso fez a convocação, e ordenou a Moisés como proceder, vestir Arão e filhos com vestes especiais, ungi-los, mostrando a separação de suas vidas à Deus e Sua Obra. Com isso mostrou ao povo que o tratamento a estes deveria ser diferente. Quem eles eram antes não importava, de agora em diante eles eram separados para o Senhor.
Essa honra deve-se dar a todos os ministros do Senhor nos dias de hoje, não importa quem eram ou o que fizeram, são separados ao Senhor. Os ministérios podem ser diferentes, mas a honra deve ser dada a todos de igual modo.

3. FAÇA COMO DEUS QUER (Lv. 8:36)
Outra lição preciosa é que a Obra de Deus deve ser feita como Ele deseja e não como você acha que deve ser feita. Você deve tomar cuidado com o pragmatismo, que ensina que, os fins justificam os meios. Ou em bom “evangeliquês”: “É pra Deus!”
Porém tudo o que é para Deus, tem que ser feito como Ele quer.
Outra lição neste mesmo versículo é o respeito e a honra ao líderes que nos ensinaram. Não é porque Arão agora ungido, deveria não mais respeitar e honrar Moisés, o escolhido por Deus primeiro.
Fato que hoje muito se vê. Pessoas Após se tornarem “ministras”, não respeitam mais aqueles quais o Senhor usou para levá-las a tal ministério.
Igrejas sofrem e racham porque pessoas com tal índole ingrata, são usadas facilmente por Satanás para desestabilizar ou até mesmo derrubar ministros e ministérios. Um alerta: Cuidado com a fama!

4. ESTEJA CONSCIENTE DA GRANDIOSIDADE DO MINISTÉRIO RECEBIDO (Lv. 10:1,2)
Estes dois jovens não estavam cônscios de tão grandioso era o ministério recebido da mão de Deus. Viam como um cargo, emprego ou uma ocupação. Pagaram um preço muito alto.
Fogo estranho? Sim, quando você vem para a igreja, mas é pra ver os amigos, isso é fogo estranho.
Quando você canta, ora, jejua, prega, com intenção de se aparecer, isso e fogo estranho. Corre o sério risco de morrer perante o Senhor (tal qual Ananias e Safira)
 O QUE LEVA À ESSA TRAGÉDIA?
Falta da consciência da presença do Senhor;
Pensar que a descendência é o bastante;
Pensar que um título é o suficiente.
 O QUE FAZER PARA EVITAR ESTA TRAGÉDIA?
Uma entrega consciente de sua vida a Jesus;
Estar consciente de sua Missão;
Fazer distinção entre Santo e o Profano (Lv. 10:8-10)
Siga estes princípios e terás um ministério abençoado por Deus e honrado pelos homens.
Um abraço de seu amigo
William Ribeiro

Nenhum comentário: